Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de julho de 2016

SOBRE A OBEDIÊNCIA E A DESOBEDIÊNCIA

Por Raquel Nascimento Pereira
___________________________

O que aconteceria se:

Quando faltou vinho na festa das bodas de Caná, Maria orientou os serventes:
- Fazei tudo o que ele vos disser.
E Jesus disse:
- Enchei de água essas talhas.
- De água? Mas por que “de água”? Não! Vamos colocar suco de uva.

* * *

Na entrada de Jesus em Jerusalém, Jesus disse a seus discípulos:
- Vão àquela aldeia ali à frente, logo que vocês entrarem encontrarão um jumentinho amarrado. Desprendam-no e tragam ele para mim.
- Mas o que? Você quer que a gente vá lá e “roube” um jumentinho?
- Se alguém perguntar, digam que o Senhor precisa dele, e que devolverá depois.
- Mas precisa para quê? Estamos andando à pé todo esse tempo, por que só agora você quer andar sobre um jumento? Não, vamos à pé mesmo. Eu é que não vou lá tomar o jumento do seu dono.

* * *

Naamã era um leproso, servo do Rei da Síria. O Rei o mandou, com uma carta de recomendação, ao Rei de Israel, para que fosse curado de sua lepra. Na carta, dizia: “Quando esta carta chegar a tuas mãos, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da lepra”.
Naamã foi. Quando entregou a carta ao Rei, este ficou indignado e disse:
- Acaso sou Deus para curar-te da lepra? -, e rasgou as suas vestes.
Eliseu, que era um homem de Deus, ouviu dizer que o Rei rasgara suas vestes, e mandou dizer ao Rei:
- Por que rasgaste tuas vestes? Manda Naamã a mim, e saberás que há um profeta em Israel.
Naamã foi até à casa de Eliseu, que não o recebeu, mas mandou-lhe um mensageiro, que lhe passou as orientações:
- Vai e lava-te sete vezes no Jordão, e ficarás curado.
Naamã ficou furioso. Pensou que Eliseu ao menos o recebesse pessoalmente, lhe impusesse as mãos e o curasse. E disse, furioso:
-Os rios de Damasco (de onde vim) não são melhores que todas as águas de Israel? Eu não poderia lavar-me neles e ficar curado? - E voltou-se, irritado.
Os seus servos intervieram:
- Meu pai, se o profeta te pedisse alguma coisa difícil, porventura não a farias? Mas o profeta só disse: “Vai ali e lava-te, e ficarás purificado”.
Pensando nisso, Naamã resolveu fazer aquilo que nada lhe custaria, e mergulhou sete vezes no rio Jordão. A sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou curado.
___________________________________

Quem não aprendeu desde pequeno a obediência e a submissão aos pais, não saberá obedecer e submeter-se:
- às leis
- aos professores
- ao patrão ou chefe
- às autoridades em geral (autoridades civis e militares)
- aos sacerdotes
- à Igreja
- e por fim, se rebela contra Deus.
A DESOBEDIÊNCIA é o pecado de Adão:
“Pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores” (Rm 5, 19).

OBEDIÊNCIA NA IMITAÇÃO DE CRISTO
Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. Muito mais seguro é obedecer que mandar. Muitos obedecem mais por necessidade que por amor: por isso sofrem e facilmente murmuram. Esses não alcançarão a liberdade de espírito, enquanto não se sujeitarem de todo o coração, por amor de Deus. Anda por onde quiseres: não acharás descanso senão na humilde sujeição e obediência ao superior. A imaginação dos lugares e mudanças a muitos tem iludido.
Verdade é que cada um gosta de seguir seu próprio parecer e mais se inclina àqueles que participam de sua opinião. Entretanto, se Deus está conosco, cumpre-nos, às vezes, renunciar ao nosso parecer por amor da paz. Quem é tão sábio que possa saber tudo completamente? Não confies, pois, demasiadamente em teu próprio juízo; mas atende também, de boa mente, ao dos demais. Se o teu parecer for bom e o deixares, por amor de Deus, para seguires o de outrem, muito lucrarás com isso.
Com efeito, muitas vezes ouvi falar que é mais seguro ouvir e tomar conselho que dá-lo. É bem possível que seja acertado o parecer de cada um: mas não querer ceder aos outros, quando a razão ou as circunstâncias o pedem, é sinal de soberba e obstinação.
* * *
OBEDIÊNCIA NA MORAL CATÓLICA – por Frederico Tillmann
A lei natural é a promulgação da lei eterna. É a soma das prescrições morais que o homem pode, com as luzes da razão, deduzir pela consideração de si mesmo e da natureza ambiente.
Por exemplo: Todos reconhecem que o Estado e a Igreja não podem subsistir sem autoridade, da parte dos chefes, e sem obediência, da parte dos subordinados. Autoridade e obediência são noções correlatas que decorrem, logicamente, da finalidade do Estado e da Igreja. A autoridade dos superiores civis e eclesiásticos, bem como a obediência que lhes prestamos, são, por conseguinte, legítimos corolários da lei natural. (p. 18)
[...] Daí segue que a OBEDIÊNCIA a Deus não constrange a nossa liberdade. Pela imposição de sua vontade, Deus auxilia o homem a vencer-se a si mesmo. Obedecendo aos impulsos da natureza, o homem seria um escravo de seus instintos e paixões. (p. 61)
[...] Instituída que foi para zelar o tesouro da fé, a Igreja não só tem o direito, mas até a obrigação de promulgar leis em defesa da fé, ainda que tais leis sejam praticamente frustradas pela desobediência de maus católicos. Da parte dos fiéis existe a estrita obrigação de aceitarem as normas da Igreja, e de observarem-nas sem acepção de pessoas. (p. 43)
[...] A OBEDIÊNCIA à Igreja deve ser a atitude de um filho grato e amoroso. Servilismo é a negação do amor à Igreja. O bom católico sabe perfeitamente que os preceitos da Igreja não visam outra coisa, senão o maior bem espiritual de seus filhos. Ainda que não compreenda às vezes as intenções da Igreja, o bom católico não deixa jamais de observar as suas leis, e de manter a união e a concórdia entre os fiéis. (p. 115)
* * *
OBEDIÊNCIA no Catecismo da Igreja Católica
1269 – Feito membro da Igreja, o batizado não pertence mais a si mesmo, mas àquele que morreu e ressuscitou por nós. Logo, é chamado a submeter-se aos outros, a servi-los na comunhão da Igreja, a ser “obediente e dócil” aos chefes da Igreja e a considerá-los com respeito e afeição.

O PECADO DA DESOBEDIÊNCIA no Catecismo da Igreja Católica
1733 – Quanto mais o homem fizer o bem, mais livre se torna. Não há verdadeira liberdade senão no serviço do bem e da justiça. A opção pela desobediência é um abuso da liberdade e conduz à escravidão do pecado.

OBEDIÊNCIA em Santa Teresa de Jesus (Teresa D’Avila)
“Ó virtude da obediência, que tudo podes! Sempre que o Senhor mandava alguma coisa durante a oração, se o confessor me mandava outra, o Senhor voltava a falar-me, dizendo-me que obedecesse ao confessor.”
- Sim, porque “Tudo  - absolutamente TUDO – concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 26).


Nenhum comentário:

Postar um comentário