Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DOUTRINAÇÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA - Se quiser passar no vestibular, tem que aprender!

MATÉRIA POSTADA EM 15/11/2010, QUE MISTERIOSAMENTE DESAPARECEU DESTE BLOG.
GRAÇAS AO AMIGO ANATOLLI (http://anatollipovistliet.blogspot.com/), QUE GUARDOU A MATÉRIA, PUDE POSTÁ-LA NOVAMENTE.
___________________________________________________________
Veja quais são os livros que devem ser lidos para o Vestibular de Verão da Unibrasil, a ser realizado dia 21/11/10:

BAIXE AQUI
Portal Educacional do Estado do Paraná
http://www.seed.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_buscaLivro.php

Escolha a matéria e depois, os assuntos correspondentes

1 - Ética
A virtude em Aristóteles e Sêneca
Amizade
Liberdade em Sartre

2 - Filosofia Política
A democracia em questão
A política em Maquiavel
Em busca da essência do político
Política e violência

4 - Mito e Filosofia
Ironia e Maiêutica
O deserto do real
Mito e Filosofia

3 - Teoria do Conhecimento
Filosofia e método
O problema do conhecimento
Perspectivas do conhecimento

E tem mais, que você poderá baixar no 4shared:
JEAN JACQUES ROUSSEAU
Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens

http://search.4shared.com/q/1/Origem%20e%20os%20Fundamentos%20da%20Desigualdade%20entre%20os%20Homens

São livros bem ilustrados, como o escritor português José Saramago

Che Guevara, entre outros.


VEJA UM TRECHINHO DO LIVRO "A DEMOCRACIA EM QUESTÃO"

Marx e a emancipação humana

Considerando as formas de alienação e dominação religiosa, política e econômica, pode-se dizer que a questão nuclear da filosofia política do Marx é a emancipação humana e que a consolidação dessa matriz do seu pensamento se dá através de uma novidade − a exigência de que tal busca aconteça, concomitantemente, no plano das criações conceituais e da ação política transformadora.

Nos Manuscritos econômico-filosóficos, Marx expressa com clareza a sua idéia de que a emancipação humana se daria pelo reencontro do homem com ele mesmo. A superação da alienação passa, necessariamente, pelo rompimento dos elos de dominação do sistema capitalista, da propriedade privada e pela instalação do comunismo. "O comunismo é a supra-sunção (Aufhebung) positiva da propriedade privada, enquanto estranhamento-de-si (Selbstentfremdung) humano, e por isso enquanto apropriação efetiva da essência humana pelo e para o homem". (MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. p.105)

A questão de Marx é que a alienação produzida pela propriedade privada na ideologia e nas formas de dominação do capitalismo separa o homem, enquanto indivíduo, da sua condição e consciência genérica e, portanto, da sua capacidade de construir uma vida política. Ora, sem a ação política, a liberdade individual torna-se uma impossibilidade ou, no máximo, toma a forma de uma ilusão.

A emancipação só pode ser concebida em termos da conquista da igualdade. Nesse sentido, a liberdade política significa poder político do povo, em sua oposição ao poder do Estado de direito burguês.

Marx faz a crítica ao Estado, sobretudo no que se refere ao formalismo jurídico. A igualdade é garantida na lei, mas a lei não se efetiva na prática. A objeção de Marx é que esse formalismo estatal que se apresenta, aliás, como meio de emancipação política, não passa de uma ilusão, porque mantém o indivíduo alienado, porque não promove a esfera realmente pública e a cidadania.

Vejamos como Marx define a questão da emancipação humana numa passagem famosa em A Questão Judaica:

Toda emancipação constitui uma restituição do mundo humano e das relações humanas ao próprio homem.

A emancipação política é a redução do homem, por um lado, a membro da sociedade civil, indivíduo independente e egoísta e, por outro lado, acidadão, a pessoa moral.

A emancipação humana só será plena quando o homem real e individual tiver em si o cidadão abstrato; quando como homem individual, na sua vida empírica, no trabalho e nas relações individuais, se tiver tornado um ser genérico; e quando tiver reconhecido e organizado as suas próprias forças (forces propres) como forças sociais, de maneira a nunca mais separar de si esta força social como força política. (MARX, K. A questão judaica. p. 63).

Debata com seus colegas

– Quais são as forças da sociedade que não permitem que o homem se emancipe? Qual a solução de Marx para a emancipação humana?

Não se esqueça de anotar por escrito as idéias surgidas no debate.

As regras para a realização do debate encontram-se na apresentação deste livro.

__________________________________________

HÁ MUITO MAIS, ISTO É SÓ UMA AMOSTRINHA! SE QUISER PASSAR NO VESTIBULAR, DE-CO-RE TUDO!

Postado por Raquel Nascimento Pereira no O que há nas cabeças em 11/15/2010 09:28:00 PM

Eu fiz esse Vestibular. Respondi todas as questões como se fosse uma socialista militante e meio-parente de Fidel, Chávez, MST e o diabo a quatro. PASSEI!!!

Veja a prova deste ano e o gabarito neste link:
http://www.unibrasil.com.br/vestibular2012/prova-gabarito.html

Um comentário:

  1. Raquel, o caso é mais grave do que imaginava. Seu post revirou o meu estômago, mostrando essa doutrinação ideológica. Isso não é educação. Isso não é formação de sujeitos pensantes. É formação de sujeitos críticos ao capitalismo, às liberdades individuais, com um discurso mascarado (aliás, não é mascarado, é utilizar-se, escancaradamente, da prestação de um serviço público, como o Enem, pra transmitir a simpatia, a adesão daqueles que estão hoje no poder, a uma ideologia, sem nem ao menos o crivo de um contraditório, como parecem ser certas questões do Enem). Qauntoa o livro didático, veja que Marx reconhece o "homem real e individual", mas enquanto objeto de uma "emancipação humana", que "só será plena quando o homem real e individual tiver em si o cidadão abstrato; quando como homem individual, na sua vida empírica, no trabalho e nas relações individuais, se tiver tornado um ser genérico; e quando tiver reconhecido e organizado as suas próprias forças (forces propres) como forças sociais, de maneira a nunca mais separar de si esta força social como força política". Emancipação humana? O que é isso, meu Deus? Será que ele pensava que estávamos dependentes de alienígenas, ou de macacos, como naquele filme? O que é isso de "cidadão abstrato"? Existe isso? Imagina, todo cidadão tem um nome, um sobrenome, um endereço, um CPF, um RG, um título eleitoral, paga impostos etc. Como abstrato, se esse cidadão age e sobre ele incide ações concretas? Se tornar um ser genérico!! Isso é o sonho de muitos mal-feitores, de maneira q sobre eles não recaia nenhuma responsabilidade sobre os seus atos. Como responsabilizar esse senhor "coletivo". Não dá, né. Por isso, aqueles que invadiram e depredaram a reitoria da USP, pouco tempo atrás, foram fichados um a um, pela polícia, para instrução do inquérito policial e assim serem denunciados por seus atos individuais naquele contexto, a fim de serem responsabilidos por eles, se ficarem configurados como crime, garantidos o contraditório e a ampla defesa de cada um, segundo a nossa Constituição. Marx só esqueceu de dizer quem seria o senhor,cheio de bons propósitos e justiça - esse indíviduo ou indivíduos nada genéricos, nada abstratos - que estaria(m) por trás, no comando, manipulando essa "força social", para, na verdade, impedir a emancipação - esta sim, individual, de cada homem, do estado de natureza a que todos se vêem presos qdo nascem. Esse pensamento marxista, pra quem sabe ler, é uma adulação ao totalistarismo.

    ResponderExcluir