Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Redentores com Jesus e Co-redentores com Maria

“Completo em minha carne o que falta à paixão de Cristo na Cruz” (Cl 1,24).

Isso, à primeira vista, pode parecer contraditório, pois a Paixão do Senhor foi completa por si mesma. Escreveu o Papa João Paulo II: “Do paradoxo da Cruz surge a resposta às nossas interrogações mais inquietantes. Cristo sofre por nós: Ele assume sobre si os sofrimentos de todos e redime-os. Cristo sofre conosco, dando-nos a possibilidade de partilhar com Ele os nossos sofrimentos. Juntamente com o de Cristo, o sofrimento humano torna-se meio de salvação. Eis por que o crente pode dizer com São Paulo: ‘Agora alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja’ (Cl 1,24). O sofrimento, aceito com fé, torna-se a porta para entrar no mistério do sofrimento redentor do Senhor. Um sofrimento que já não priva da paz e da felicidade, porque é iluminado pelo esplendor da ressurreição” (Mensagem Dia Mundial do Doente, 11/2/2004). 

Se posso completar na minha carne o que “falta” à Paixão de Cristo na Cruz, então também posso completar, pela minha atitude orante, o que “falta” à intercessão de Maria pela salvação do mundo?


Se Jesus é o Redentor da humanidade, Maria é co-redentora.  Se unimos nossos sofrimentos aos sofrimentos de Cristo na Cruz, então também podemos unir nossa oração à intercessão de Maria pela humanidade.

Tenho a impressão de que quando Nossa Senhora de Fátima nos pede: “Rezai o Terço”, é como se não estivesse mais dando conta de advogar por tantos pecadores! Observe que Fátima é Aquela que PEDE: “Rezai o Terço pelos pecadores do mundo inteiro! Muitas almas vão para o inferno porque não há quem reze e se sacrifique por elas”. Fátima insiste para que a ajudemos nesse combate espiritual. Ela como que implora, pelos seus olhar entristecido e suplicante, que rezemos o Terço pela conversão dos pecadores. Olhe para os olhos dela e veja a sua angústia: Fátima PRECISA de nós, precisa que rezemos o Terço diariamente. Isso é absolutamente importante para Ela!

Sendo assim, ser devoto de Fátima é, antes de tudo, uma atitude de obediência filial. Rezar o Terço então não será apenas uma devoção mariana ou para pedir determinada graça, mas um dever de co-redentores, com Maria, na oração.


Jesus quer que unamos o nosso sofrimento à Sua Cruz redentora. 
O sofrimento, assim, encontra sentido e sofremos com alegria, 
sem enfados ou murmurações, porque é Cristo que sofre em nós.

Maria quer que unamos as nossas orações às Suas preces de intercessão. 
A nossa oração, assim, encontra sentido e rezamos com alegria, 
sem enfados ou murmurações, porque é Maria que reza em nós.

Assim, com Jesus e Maria, salvamos almas para Deus.
___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário