Pesquisar neste blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A MULHER CATÓLICA


(por Raquel Nascimento Pereira)

Uma mulher católica é diferente de todas as demais. Por quê? Porque todos os dias ela se aprofunda para dentro de si mesma. Não tem medo de descobrir a pessoa que é, de reconhecer as suas limitações e de buscar um aperfeiçoamento interior, sempre com o auxílio da Graça. Sabe que foi chamada à perfeição, porque Jesus disse: “Sede santos, como eu sou santo.” Assim, ela conta com a graça divina para auxiliá-la na sua vocação à santidade. 

- Uma mulher católica não mente.
Ela conhece a Verdade e sabe que a Verdade penetra a sua alma. Ela teme a Deus, com aquele temor amoroso, de quem quer agradar ao seu Senhor o tempo todo. Ela sabe que Deus tudo vê, e que Lhe deve satisfações.

- Uma mulher católica não se importa em ser julgada injustamente.
Quando isso acontece, ela se lembra do Cristo Crucificado, que foi julgado, condenado e morto na Cruz, sem ter cometido nenhuma falta. Ela olha para o Cristo na Cruz, e se alegra de estar sofrendo um pouquinho como ele.

- Uma mulher católica não trai.
Ela ama o seu esposo como a Igreja ama o Cristo. Ela se dedica à ordem da casa e orienta seus filhos da mesma maneira que a Igreja se dedica à ordem dos fiéis, orientando-os no caminho da salvação.

- Uma mulher católica não chora à toa.
Ela sabe que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam o Senhor. Por isso, aceita tudo com alegria e paz. A mulher católica chora somente em três situações: de emoção, quando vê a ação criadora de Deus atuar na sua vida de Mãe; pelos pecados, seus e dos outros, que tanto desagradam ao seu Senhor; e quando contempla o Cristo crucificado, o seu Deus ali, na Cruz, sofrendo pelos pecados da humanidade.

- Uma mulher católica não ri à toa.
Ela sabe que a humanidade está mergulhada do pecado, e que Deus chora ao ver seus filhos desfigurando suas almas em assassinatos, roubos, farras, bebedeiras, adultérios - as falsas alegrias que tentam preencher os corações vazios. Ela olha o mundo com os olhos de Deus, e se entristece em ver tanta solidão, abandono e sofrimento. Porém, a mulher católica também não é séria. É serena, e seu semblante é suave, porque confia na Misericórdia Divina.

- Uma mulher católica não tem medos.
Ela não teme a fome, a sede, os assaltos, as tragédias, porque ela confia que "o Anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os salva." Ela não teme sequer a morte. Pelo contrário, ela sabe que a morte é o encontro definitivo da criatura com o Criador, em felicidade e paz pela eternidade adentro. É o que ela mais deseja, para si e para os seus: a salvação eterna!

- Uma mulher católica sabe viver na simplicidade.
Ela vê o Menino Jesus no presépio, tão pequenino e tão frágil, o seu Deus que repousa numa manjedoura de palha. José e Maria nada tinham, mas nada lhes faltava: tinham Tudo. Uma mulher católica sabe prover as necessidades de sua família, e com qualquer punhado de farinha, faz o pão da partilha. Ela se veste com simplicidade, e seu porte é delicado. Vive como se não vivesse; compra como se não comprasse; come como se não comesse. É prudente e dedicada, assim como Maria, a humilde serva do Senhor.

- Uma mulher católica não reclama.
Mesmo nos dias difíceis, mesmo na pobreza ou na doença, ela aceita tudo e sofre tudo por amor a Jesus Cristo. Ela aceita os sofrimentos e oferece suas dores, tristezas e sacrifícios pelos seus pecados e pela conversão dos pecadores, assim como Cristo se ofereceu na Cruz pelos pecados de toda a humanidade.

- Uma mulher católica não ofende.
Ela é doce e suave. Educa os seus filhos com firmeza, porque tem consciência clara do certo e do errado. Assim, sabe orientá-los para o amor a Deus e aos irmãos, corrigindo-os com brandura.

- Uma mulher católica não guarda ressentimentos.
Ela compreende as fraquezas das outras pessoas, porque também possui as suas próprias fraquezas. Por isso, reza pelas pessoas que a ofendem, e as perdoa.

- Uma mulher católica é corajosa.
Ela conhece todos os passos de Jesus no caminho do Calvário. Tem sempre na lembrança aquela frase: "Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice... mas não se faça a minha vontade, e sim, a tua!"  A mulher católica também vê a serenidade de Maria, que acompanha Jesus em todos os seus flagelos. Vê que Ela se mantém em pé, com a cabeça erguida, em sagrado silêncio, nos pés da Cruz, até o fim. Por isso, a mulher católica avança sem medo por qualquer caminho. Supera o sono, o cansaço, o desânimo, os desertos espirituais, sempre na certeza de "estar fazendo a vontade do Pai".

- Uma mulher católica vive na contemplação de Maria, a Mãe de Jesus. 
Copia-lhe o silêncio, a discrição, a vida de oração, a pureza das intenções, a suavidade nas palavras, a dedicação aos que necessitam de seu auxílio. A mulher católica, à imitação de Maria, tudo ouve, tudo vê, e guarda tudo no seu coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário